2a Edição

MAPEAMENTO DE REDES DE ALIMENTAÇÃO


Há mais de uma década, as Redes de Alimentação apresentam taxas de crescimento superior à média do Foodservice em geral.


Em boa parte, este crescimento se deve à expansão contínua e importante de boa parte das redes, não apenas as maiores e mais conhecidas, mas inúmeras menores e até regionais.


O crescimento também ocorre por conta de diversas novas redes, redes “entrantes”, novos segmentos e especialidades, enfim, a diversificação dos formatos e modelos à disposição dos consumidores.


Várias das principais redes são conhecidas pelo mercado e as informações a seu respeito são razoavelmente conhecidas, mas, à medida que procuramos saber de redes menores e às vezes regionais, o conhecimento a respeito delas é mais escasso.


Também é superficial o conhecimento a respeito de segmentação, especialidade, localização e diversos outros aspectos sobre estas redes “menos visíveis”, o que significa uma oportunidade importante para quaisquer empresas atuantes do Foodsrvice, sejam fornecedores, parceiros ou competidores.


Estas e outras informações compõem o escopo do “Mapeamento de Redes de Alimentação, já em sua 2ª edição, que cobre todas as regiões do Brasil.


DETALHAMENTO DAS INFORMAÇÕES DO ESTUDO

Abrangência: nacional, compreendendo todas as Regiões e Estados do País

Período da pesquisa: 2ª edição, com levantamento realizado entre setembro e dezembro/16

Universo identificado de redes: mais de 600 redes reportadas, em todo o território nacional (fora do universo dos 20 maiores grupos)

Informações sobre todas as redes:

  • Nome fantasia, Razão social, número total de lojas no Brasil, classificação por especialidade/tipologia, website (das que possuem), localização e endereço da sede)
  • Classificação por especialidade/tipologia: Alimentação Saudável e Natural; Bares; Cafés, Chás e Snacks; Cinemas; Comidas Típicas e Especializadas; Doces, Bolos e Chocolates; Padarias; Pastéis, Pão de Queijo e Salgados; Pizzas, Massas e Crepes, Restaurantes; Sanduíches e Grelhados; Sorvetes

Informação adicionais sobre mais de 500 redes:

  • Totalização das lojas das redes por Estado (UF) e por região geográfica

Análises especiais:

  • Distribuição de redes por faixa de lojas, por região, por Estado, por especialidade
  • Cruzamentos diversos
  • Análise especial sobre Shopping Centers

Entregáveis do Estudo:

  • Planilha Excel com informações de mais de 600 redes
  • Apresentação gerencial em PDF com diversos cruzamentos e análises derivados do Mapeamento
  • REunião de apresentação e discussão de resultados, conduzida por Sergio Molinari, com 2 horas de duração


Condições Comerciais

consulte sergio.molinari@foodconsulting.com.br

Estudo inédito

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO NO FOODSERVICE

 

Apesar da estagnação verificada desde 2015, o Foodservice se mantém um grande alvo de atenção do mercado de Alimentos, representando 1/3 das vendas da indústria e do gasto do consumidor brasileiro.

 

Além disso, é certo que esta proporção crescerá nos próximos anos e décadas, por força de inúmeras variáveis sociais, econômicas e culturais.

 

Provavelmente, o maior desafio neste e nos próximos anos é aprimorar o entendimento de como o brasileiro se comporta ao consumir no Foodservice, seja durante as rotinas de seu dia-a-dia, seja em seus finais de semana ou momentos de lazer.

 

Onde ele consome habitualmente, quanto gasta e, especialmente, quais os principais elementos que valoriza nos estabelecimentos em que consome são algumas das respostas que o Estudo “Experiência de Consumo Foodservice”.

 

"As diferenças de tipos de estabelecimento em que a pessoas consomem no dia-a-dia x nos momentos de lazer são importantes, e, invariavelmente, a força das pizzarias chama bastante a atenção. Também merece destaque questões de preferências regionais e de importância do delivery.

 

E, finalmente, é importante notar que alguns fatores permanecem líderes absolutos quando se fala em alimentação, enquanto outros vão ganhando cada vez mais relevância."

 

O Estudo foi realizado entre abril e maio de 2017, com 2.100 respondentes de todo o Brasil, com resultados já disponíveis.

 

DETALHAMENTO DAS INFORMAÇÕES DO ESTUDO

Segmentações:

  • Regiões Geográficas
  • Classes Econômicas
  • Faixas Etárias
  • Gêneros

As situações e momentos de consumo:

  • Consumo Fora de Casa, por Delivery, Não consumo
  • Durante os dias úteis, “consumo de rotina”!
  • Nos finais de semana e no consumo de lazer

Os Locais de Consumo

  • Ambulantes
  • Bar/Lanchonetes
  • Barracas
  • Churrascarias
  • Fast-foods
  • Padarias
  • Pizzarias
  • Restaurantes "prato-feiro"
  • Restaurantes a la Carte
  • Restaurantes orientais/japoneses
  • Restaurantes self-service / a quilo

Hierarquia dos Elementos da Experiência de Consumo

  • Ambiente
  • Apresentação
  • Atendimento
  • Limpeza
  • Localização
  • Opções saudáveis
  • Pedido perfeito
  • Perfil de clientes
  • Preço
  • Presença online
  • Sabor, aroma
  • Variedade
  • Velocidade

Entregáveis do Estudo:

  • Apresentação gerencial em PDF
  • Planilhas com os cruzamentos em Excel
  • Reunião de apresentação e discussão de resultados, conduzida por Sergio Molinari, com 2 horas de duração

 

Condições Comerciais Especiais de Lançamento consulte sergio.molinari@foodconsulting.com.br